Sunday, June 10, 2007

Visão 3D (conceito registado)

Isto é aquilo que chamo de visão 3D e que creio, deveria orientar, quer empresas no geral, quer muito em particular, nós, profissionais de comunicação e marketing.

Há alguns atrás eu dizia algo de muito parecido numa multinacional, lider de mercado com alguns produtos estrela, que à custa de uma visão impropriamente muito centrada no umbigo, se achava acima de tudo e todos. Resultado: o umbigo deu-lhes muito trabalho no futuro e muitas dores de cabeça.

Valeu-lhes certamente "a confortável almofada da confiança dos consumidores", que é com quem diz uma imagem forte, para superar o período dificil.

Por isso e porque não custa nada tentar, aqui fica o conselho:


Não devemos partir de pressupostos, nem de ideias feitas – isso torna-nos míopes;
Não devemos sofrer de megalomania – isso distorce-nos a visão;
Não devemos olhar apenas para o nosso umbigo – isso desfocaliza-nos.

Por ISSO…

Usemos e abusemos…

De pensamento criativo – para imaginar até ao infinito
De visão alargada – para sermos capazes de procurar horizontes cada vez mais amplos e atrevermo-nos
De capacidade de planeamento estratégico – para depurarmos, focalizarmo-nos e fazer acontecer!!!

No comments: